Prática Inclusiva
Em nosso fazer pedagógico tivemos a oportunidade de desenvolver alguns trabalhos no sentido de promover a Inclusão dentro do contexto escolar.Por algumas oportunidades denotamos a carência de recursos por parte da maioria dos alunos que frequentavam a nossa escola.Ansiosos,na maioria das vezes,prelos conhecimentos que a tecnologia proporcionava,mas que não tinham recursos para adquirir um computador,por exemplo.Muitos recorriam às "lans" e à sala digital da escola,mesmo que na maioria das vezes não podiam acessar os conteúdos devido a problemas relacionados com a rede telefônica,por exemplo.
Mesmo assim,conseguimos trabalhar com recursos mínimos desenvolvendo algumas atividades como já dissemos.
A primeira delas visava colocar o aluno "excluído tecnologicamente" dentro do mundo digital,onde promovemos um trabalho de pesquisas a respeito da história do município,em forma de projeto.Dessa forma o aluno permanecia dentro da escola em horários inversos e ao mesmo tempo tinha contato direto com o computador e ,através dele,buscava as informações por meio dessa ferramenta até então longe de sua realidade.Assim puderam se integrar ao mundo digital,desenvolvendo um trabalho que contemplasse de forma direta o conteúdo da sala de aula,integrado com o uso da tecnologia.
Por outro lado,promovemos atividades que viessem ao encontro da aprendizagem da matemática através da tecnologia assistiva,onde os alunos puderam trabalhar com as diversas possibilidades oferecidas pelo uso do computador.Montaram histórias em que havia a possibilidade de compra e venda de mercadorias,com a consequente negociação de preços,trocos,saldos devedores e lucros.Muitas dificuldades em matemática forma amenizadas de maneira bastante significativa,fazendo que o aluno,perla compreensão,fosse levado a participar de forma mais ativa nas aulas,onde inicialmente havia certa dificuldade de assimilação do conteúdo.As operações simples de adição e subtração forma melhor compreendidas.
Por nossa pouca prática no assunto,até então,não tivemos a oportunidade de desenvolvermos projetos mais significativos para os alunos com deficiência,o que esperamos em breve fazer.Nossos alunos especiais sempre demonstram grande interesse por novidades,matam a curiosidade a cada passo que dão com "as próprias pernas",pois é de grande valia cada etapa do seu aprendizado.
Mesmo assim,conseguimos trabalhar com recursos mínimos desenvolvendo algumas atividades como já dissemos.
A primeira delas visava colocar o aluno "excluído tecnologicamente" dentro do mundo digital,onde promovemos um trabalho de pesquisas a respeito da história do município,em forma de projeto.Dessa forma o aluno permanecia dentro da escola em horários inversos e ao mesmo tempo tinha contato direto com o computador e ,através dele,buscava as informações por meio dessa ferramenta até então longe de sua realidade.Assim puderam se integrar ao mundo digital,desenvolvendo um trabalho que contemplasse de forma direta o conteúdo da sala de aula,integrado com o uso da tecnologia.
Por outro lado,promovemos atividades que viessem ao encontro da aprendizagem da matemática através da tecnologia assistiva,onde os alunos puderam trabalhar com as diversas possibilidades oferecidas pelo uso do computador.Montaram histórias em que havia a possibilidade de compra e venda de mercadorias,com a consequente negociação de preços,trocos,saldos devedores e lucros.Muitas dificuldades em matemática forma amenizadas de maneira bastante significativa,fazendo que o aluno,perla compreensão,fosse levado a participar de forma mais ativa nas aulas,onde inicialmente havia certa dificuldade de assimilação do conteúdo.As operações simples de adição e subtração forma melhor compreendidas.
Por nossa pouca prática no assunto,até então,não tivemos a oportunidade de desenvolvermos projetos mais significativos para os alunos com deficiência,o que esperamos em breve fazer.Nossos alunos especiais sempre demonstram grande interesse por novidades,matam a curiosidade a cada passo que dão com "as próprias pernas",pois é de grande valia cada etapa do seu aprendizado.
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